JOÃO DE BARRO - Um conto sobre um índio chamado Jaebé

14:24

joao-de-barro


  •  Contam os índios que foi assim que nasceu o pássaro João-de-barro. 


Essa história ocorreu há incontáveis anos e conta a história de um jovem índio chamado Jaebé, que se apaixonou por uma bela moça e foi correspondido. Porém, precisava ainda pedir sua mão em casamento para seu pai.

Ao receber o pedido, o pai da moça pediu uma prova da força dele, já que pretendia ter a mão da jovem mais bela da tribo. Jaebé respondeu que a prova era seu amor. O pai dela então lhe contou que o último pretendente de sua filha tentou ficar 5 dias de jejum, mas falhou morrendo no 4° dia. Jaebé lhe respondeu então que ficaria, não cinco, mas nove dias de jejum como prova da força de seu amor.

Então enrolaram o rapaz em couro de anta e o vigiaram noite e dia para se certificar de que não comeria nada. A jovem índia chorava e pedia para a deusa Lua que o mantivesse vivo. E passado os nove dias, seu pai pediu para que abrissem o couro e pudesse ver o que sobrara do rapaz. Porém, assim que abriram, Jaebé saltou para fora com os olhos mais brilhantes que nunca, luz no sorriso e exalando perfume de amêndoas. Começou a cantar para sua amada e seu corpo foi ganhando penas e aos poucos se transformou em um pássaro. Nesse momento um raio de luz lunar tocou na bela índia, que também se transformou em pássaro, voando com Jaebé para dentro da floresta para sempre.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários