ICAMIABAS - A Tribo de Mulheres Guerreiras

11:03



Essa é a lenda da tribo das Icamiabas, formada apenas por mulheres guerreiras, lá na Amazônia, situadas próximas da cabeceira do rio Jamundá. 

A história conta que viviam isoladas das outras tribos e apenas entravam em contato com os homens na hora de acasalar. Mais precisamente os homens da tribo dos Guacaris, que eram os mais próximos. Após o acasalamento, elas desciam do monte em que viviam até um lago sagrado chamado de Espelho da Lua. Durante a noite, quando as águas refletiam a lua, elas mergulhavam para pegar as pedras verdes que usariam pra moldar os Muiraquitãs, que teriam o formato do animal que desejassem, atuando como um talismã, possuindo propriedades mágicas para proteção corporal e espiritual. 

Elas entregavam esses talismãs aos homens com os quais tinham acasalado e aqueles que recebiam os usavam pendurados no pescoço até o ano seguinte, quando quando realizavam a festa de nascimento das crianças, onde a tribo acolhia apenas as meninas. Os bebês que nasciam meninos eram entregues aos pais ou, em outras versões, eram apenas mortos, continuando assim sua casta matriarcal. 

Identificando elas como as mulheres das mitologias européias, os espanhóis deram nome ao rio Amazonas.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários