BOIUNA - A Lendária Cobra Amazônica

20:32


boiuna



Boiúna é como se chama essa cobra conhecida na região norte, principalmente região amazônica. Além de seu corpo refletir o brilho da lua, seus olhos emitem uma intensa luz, que usa para atrair os pescadores, fazendo eles pensarem se tratar de alguma outra embarcação. Mas também é contado que ela realmente é capaz de se transformar em navios, canoas e semelhantes, para engolir pessoas que sejam enganadas pelo truque. 

Uma lenda conta, que no início do mundo só havia o dia. A noite estava adormecida no fundo dos rios, sob proteção de Boiúna. Um dia a Grande Cobra resolveu enviar a noite de presente, dentro de um caroço de tucumã, para sua filha recém casada, que enviou 3 amigos para buscar. Porém, no meio do caminho, eles ouviram sonhos de grilos e sapos vindos de dentro do caroço e resolveram abrir para olhar. Então a noite se libertou e tudo escureceu. Ao perceber isso, a filha de Boiúna separou o dia da noite e criou um pássaro para anunciar a chegada do dia e a coruja para anunciar a noite.

Alguns pescadores dizem que na época da construção da ponte do rio Tocantins, ela apareceu diversas vezes. Os moradores temiam tanto a ela, que só atravessavam a ponte quando tinham certeza de que ela não estava por perto. Já foi dito por um morador que, "quando ela aparece, vem arrastando tudo para levar pro fundo do rio".

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários